sábado, 12 de setembro de 2015

ALUNOS DE DIREITO DA FAI VISITAM SÃO PAULO

Sob a coordenação dos professores Igor Terraz Pinto e Eduardo Rodrigues Fiorillo, 44 alunos do curso de Direito da FAI foram à capital paulista para visitarem o Palácio da Justiça, o Museu da Polícia Civil, a Catedral da Sé, a Faculdade de Direito da USP e a nova sede da OAB paulista. As visitas aconteceram no último dia 3.

No museu da polícia civil, os alunos tiveram uma palestra com um dos diretores do instituto "Ricardo Gumbleton Daunt”, que falou sobre concurso público e a carreira policial. Em seguida puderam conhecer um acervo com mais de três mil artigos, documentos e objetos que marcaram a história da polícia civil, dentre eles um polígrafo, um detector de mentiras que era usado nos interrogatórios, artefatos que foram utilizados em grandes crimes, além de uma coleção de armas e algumas estátuas de cera representando célebres criminosos, como o bandido da Luz Vermelha e Chico Picadinho.

Os alunos visitaram a Catedral da Sé e o Palácio da Justiça, Sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, local em que assistiram uma apresentação sobre a história do Palácio e também puderam acompanhar uma sessão de julgamento, com duas sustentações orais, numa das Câmaras de Direito Criminal.

Os graduandos ainda conheceram parte das instalações do Palácio, como o Salão dos Passos Perdidos, Espaço Cultural Poeta Paulo Bomfim, Sala Desembargador Emeric Levai, Museu do Tribunal e o Salão do Tribunal do Júri. Lá, acompanharam uma palestra sobre a formação e evolução do judiciário paulista, com o Desembargador Carlos Luiz Bianco.

Na USP, os alunos conheceram as famosas arcadas do Largo de São Francisco e um pouco da história do curso de Direito mais antigo do Brasil, instituído em 1827, por D. Pedro I. Viram ainda uma exposição sobre os 120 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, além da exposição: “Cinco Séculos de História”, que trouxe exemplares raríssimos das Ordenações do Reino de Portugal e de alguns Códigos Modernos. Dos locais visitados, sem dúvida os que mais empolgaram foram o Salão Nobre, que já foi palco de inúmeros eventos educacionais, políticos e sociais, de repercussão nacional, a biblioteca e a sala da Congregação.

Ao final da visita, os alunos foram ao imponente prédio na Rua Maria Paula que, agora abriga a nova sede da OABSP, sendo recebidos pelo presidente da Comissão de Recepção e Visitas da Secional, Dr. Alessando Brecailo, que falou um pouco sobre a instituição e seus departamentos.

“Foi uma experiência inesquecível e muito enriquecedora”, disse a aluna do 6º termo, Juliana Squizatto da Rocha.

O coordenador do Centro de Estudos, Pesquisas e Atividades Complementares, professor Igor Terraz Pinto, enfatizou a importância de ações como esta, não apenas visando o aprimoramento cultural dos alunos, mas, principalmente, para a formação de cidadãos.

O professor do Núcleo de Prática Jurídica, prof. Eduardo R. Fiorillo, enalteceu a participação ativa e respeitosa dos alunos e a maneira carinhosa com que foram recebidos em todas as entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário